terça-feira, 3 de julho de 2018






Inverno no Sul. Cesar Brustolin/SMCS - Fotos Públicas









"Esse novo projeto nacional buscará estabelecer uma democracia autêntica e não pretendemos estabelecer uma ditadura". López Obrador, em seu primeiro discurso como presidente eleito do México.








A 96 DIAS DAS ELEIÇÕES NOVE PRÉ-CANDIDATOS QUEREM SER GOVERNADOR DO ESTADO

O primeiro turno das eleições gerias está marcado para o dia 7 de outubro. Faltam 96 dias e, até agora, nove são os pré-candidatos ao Piratini. Querem ser governador de um dos estados mais endividados do país, Eduardo Leite (PSDB), Luís Carlos Heinze (PP), Matheus Bandeira (Novo), Miguel Rossetto (PT), Jairo Jorge (PDT), Abgail Pereira (PCdoB), Roberto Robaina (PSOL) e Luiz Fernando Portela, do Partido da Mulher Brasileira. Dos 35 partidos políticos registrados no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 19 já tem definido o candidato ao governo do Estado, outros 16 estão em negociações. Quatro partidos devem concorrer com “chapa pura” ou seja, candidato ao governo, vice e candidatos ao senado, todos do mesmo partido. As convenções que devem definir todos os nomes, segundo a Lei Eleitoral, devem ocorrer entre o dia 20 deste mês e 5 de agosto. Dia 15 de agosto é a data final para o registro das candidaturas no Tribunal Regional Eleitoral (TER). (Jornal do Comércio). 

COLLOR DIZ QUE VAI DISPUTAR A PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA

No dia 20 de junho o PTC anunciou que não teria candidato próprio para a presidência da república e, assim, Fernando Collor de Mello não seria candidato. No fim de semana passado, no entanto, Collor anunciou em suas redes sociais que vai, sim, ser candidato à presidente da república. “Vamos aguardar o período oficial de campanha para falarmos mais sobre isso” disse o senador alagoano. Em nota que não cita o nome de Collor, o presidente da Executiva Nacional do PTC, Daniel Tourinho, disse que o partido precisa concentrar na eleição de deputados para a Câmara Federal. Daniel está preocupado com a clausula de barreira que restringe o acesso ao fundo partidário dos partidos pequenos. Para ter acesso ao Fundo Partidário é necessário atingir 1,5% dos votos válidos para a Câmara Federal, em nove estados, ou eleger nove deputados em nove estados. Antes do anúncio do PTC, Collor já trabalhava seu slogan “A experiência faz a diferença”. O senador já tem equipes trabalhando na campanha para eventual retorno ao Palácio do Planalto, 26 anos depois do impeachment. (Diário do Poder)

LULA ALEGA SER CANDIDATO E DEIXA DE FAZER COMENTÁRIOS NA TV SOBRE A COPA 

O ex-presidente Lula não comenta mais os jogos da copa do mundo, como fez até aqui, na TVT, emissora mantida por sindicados e com a direção do jornalista José Trajano. Lula diz que deixar de enviar seus comentários porque a Lei Eleitoral proíbe que candidatos apresentem ou façam comentários em rádio e televisão. De acordo com a assessoria do ex-presidente, ele vai continuar escrevendo comentários para as redes sociais. Depois do jogo em que o Brasil venceu o México por dois a zero, o ex-presidente escreveu que “foi o melhor jogo do Brasil na Copa e se continuar jogando com coletividade e futebol solidário, temos muitas chances de chegarmos à final”. (Estadão)

BOLSONARO QUER STF COM 21 MINISTROS

O pré-candidato à presidência da república, Jair Bolsonaro (PHS), disse em entrevista à TV Cidade, de Fortaleza, que gostaria de aumentar dos atuais 11 para 21 ministros a composição do Supremo Tribunal Federal (STF). “Nós pretendemos diminuir bastante o número de ministérios, enxugar a máquina, mas a questão do Supremo, o que temos discutindo é aumentar para 21. Parece um absurdo, mas é a maneira de colocar 10 isentos lá dentro”, declarou o pré-candidato. O próximo presidente da república poderá trocar dois dos atuais ministros, de acordo com a lei atual, pois Celso de Mello e Marco Aurélio Mello se aposentam ao completar 75 anos de idade, em 2022. Para aumentar o número de ministros é preciso mudar a Constituição Federal por meio de uma Proposta de Emenda com, no mínimo 3/5 do Congresso, equivalente a 308 deputados, na atual composição. Bolsonaro justifica o aumento do número de ministros dizendo que “a forma como os ministros hoje estão discutindo as questões nacionais, nós realmente não podemos sequer sonhar em mudar o destino do Brasil”. (Gaúcha/ZH)

PERILLO SUGERE MEIRELES COMO VICE DE ALKMIN, EX- MINISTRO DESCARTA

Coordenador da pré-campanha do ex-governador de São Paulo, Geraldo Alckmin(PSDB) à presidência da República, o ex-governador de Goiás Marconi Perillo sugeriu ontem uma aliança com o MDB para que o ex-ministro da Fazenda Henrique Meireles dispute a eleição como candidato a vice na chapa do tucano. Meireles rejeitou e sugeriu que o PSDB o apoie no segundo turno. “O momento agora é de um líder democrático como Alckmin e seu partido, PSDB, mais as lideranças políticas e um expressivo representante do mercado com vivência e experiência política como é Henrique Meireles”. A afirmação de Perillo foi feita durante palestra para investidores do mercado financeiro, em São Paulo. (Estadão)

PT QUER FERNANDO HADDAD COMO CANDIDATO À PRESIDÊNCIA NO LUGAR DE LULA

Em Brasília lideranças do PT insistem para que o ex-presidente Lula desista da candidatura à presidência da República e dê lugar ao ex-prefeito de São Paulo, Fernando Haddad. O que Lula fez foi pedir a efetivação de Fernando Haddad como um dos seus advogados. Agora, Haddad pode visitar o ex-presidente que está preso na Polícia Federal de Curitiba diariamente. O ex-prefeito paulista integra o grupo de petistas que está fazendo o plano de governo que terá ênfase na segurança e na economia. Muitos dirigentes do PT acreditam que o ex-presidente não terá condições de disputar as eleições por estar incluído na Lei da Ficha Limpa e acham que devem começar a trabalhar imediatamente na campanha de Fernando Haddad. Na última pesquisa divulgada, sem Lula, e Fernando Haddad como candidato do PT ele aparece com 2% das intenções de votos. (Estado de Minas).

TSE PODE REVER LIMITE DE DOAÇÕES EM “CAIXINHA VIRTUAL”

A 45 dias do início da campanha eleitoral, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) admite rever o limite diário para doações em “vaquinhas virtuais”, modelo de financiamento coletivo pela internet que os pré-candidatos já estão autorizados a usar nas eleições de 2018. A possibilidade de revisão dos valores foi confirmada pelo presidente do TSE, Luiz Fux. Hoje, o limite máximo de doação é de R$ 1.064,10. Três legendas que já lançaram pré-candidatos à presidência da República – PSDB, Novo e DEM – pediram ao TSE que suspenda o limite de doações até o fim do prazo para registro das candidaturas, em 15 de agosto. (UOL)

MORO PODE SENTENCIAR LULA NA RETA FINAL DAS ELEIÇÕES


O processo em que o ex-presidente é investigado por reformas no sítio de Atibaia (SP) pode ser finalizado em outubro. Pelo calendário, duas testemunhas de defesa do petista ainda devem depor: Dilma Rousseff (PT-MG) e o cantor e ex-ministro Gilberto Gil. O ex-presidente Lula vai ser ouvido no dia 11 de setembro, data já confirmada pelo juiz Moro. Depois destes depoimentos, o juiz abre prazo para as alegações finais de acusação e defesa. Se não houver novas diligências, ele dá a sentença em outubro. O primeiro turno da eleição acontece no dia 7 de outubro e o segundo em 28 de outubro. Os depoimentos mais fortes estão previstos para acontecer entre o final do mês de agosto e as primeiras semanas de setembro. Emílio e Marcelo Odebrecht depõem no dia 29 de agosto, Leo Pinheiro, da OAS, no dia 3 de setembro. O advogado Roberto Teixeira e o dono oficial do sítio, Fernando Bittar, depõem no dia 5 de setembro. (Mônica Bergamo- FSP)  

Nenhum comentário:

Postar um comentário