sábado, 25 de agosto de 2018







No Dia do Soldado as Forças Armadas ocupam espaço nos desfiles e nos discursos das campanhas eleitorais. Marcos Corrêa/PR








"Perdemos a disciplina social, a noção de autoridade e o respeito às tradições e aos valores, o que nos tornou uma sociedade ideologizada, intolerante e fragmentada. Estamos nos infelicitando, diminuindo nossa autoestima e alterando nossa identidade". Trecho da mensagem lida pelo comandante do Exército, General Villas-Boas, em homenagem ao Dia do Soldado.












CONTAGEM REGRESSIVA
Faltam 7 dias para o começo da propaganda eleitoral no rádio e na TV


Rio Grande do Sul

MAIS DE 7 MIL ELEITORES DO RS SOLICITARAM VOTO EM TRÂNSITO NAS ELEIÇÕES DE OUTUBRO

O prazo encerrou nesta quinta-feira e o Tribunal Regional Eleitoral (TER) revelou que 7 mil 340 eleitores gaúchos solicitaram o voto em trânsito, ou seja, o direito de votar em outros municípios gaúchos ou em outros Estados. No entanto, a votação só pode ser feita em capitais ou cidades com mais de 100 mil eleitores. O número de solicitações nesta eleição é maior que no pleito de 2014, quando foram cerda de 5 mil pedidos de voto em trânsito no Rio Grande do Sul. Quem estiver fora do seu estado só poderá votar para presidente da república. Quem estiver em outra cidade dentro de seu Estado poderá votar para todos os cargos: presidente, senador, deputado federal, governador e deputado estadual. Quem não solicitou para votar em trânsito e não comparecer para votar terá de justificar a ausência ou pagar multa. O primeiro turno das eleições acontece no dia 7 de outubro. (Gaúcha ZH)

MAIORIA DA POPULAÇÃO, MULHERES SÃO 31,5% DOS CANDIDATOS NO RIO GRANDE DO SUL

Apesar de constituírem 51,33% da população do Rio Grande do Sul, segundo a última estimativa da FEE (Fundação de Economia e Estatística), as mulheres são menos de um terço de todos os postulantes a cargos públicos no Estado nas eleições de 2018. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), das 1.314 candidaturas registradas para todos os cargos disputados na eleição de outubro, 415 ou 31,6%, são de mulheres ante 899 de homens. O percentual de candidaturas femininas em 2018 é apenas 1,6% maior do que a cota de gênero definida pelo TSE. Nas últimas eleições gerais, em 2014, 338 mulheres foram candidatas. Este será o primeiro ano, desde 2002, que o Rio Grande do Sul só tem homens candidatos ao governo estadual. Em toda a história política do Estado apenas uma mulher foi governadora, Yeda Crusius (PSDB) (2007/2010). Jornal do Comércio)

DOZE REGISTROS IMPUGNADOS

Terminado o prazo de impugnações, o Tribunal Regional Eleitoral do RS (TER-RS) recebeu até ontem 12 contestações de registro de candidaturas. O Ministério Público Federal foi o autor de 10 pedidos. Foram impugnados os registros de 9 candidatos a deputado estadual, dois a deputado federal de um a suplente de senador. Todas as ações do Ministério Público estão relacionadas com a Lei da Ficha Limpa, a mesma que impede o ex-presidente Lula de concorrer. (Gaúcha ZH)

ALCKMIN E A ÂNSIA DE RECUPERAÇÃO

Na próxima semana o candidato à presidência do Brasil pelo PSDB, Geraldo Alckmin, vem ao Rio Grande do Sul. Com a ânsia de recuperação, Alckmin aumentou seu tempo de permanência no Estado incluindo Santa Maria (segunda-feira) e Caxias do Sul (terça-feira) no seu roteiro. Incialmente o presidenciável visitaria apenas a capital. Geraldo Alckmin estará acompanhado de sua candidata à vice, a senadora gaúcha Ana Amélia Lemos (Zero Hora)

Brasil

JUSTIÇA ELEITORAL CONDENA JOÃO DÓRIA (PSDB) POR “CIDADE LINDA” E SUSPENDE DIREITOS POLÍTICOS POR 4 ANOS

A juiz Carolina Martins Cardoso, da 11ª Vara da Fazenda Pública da cidade de São Paulo, condenou o ex-prefeito da cidade e candidato ao governo do Estado, João Dória (PSDB), por improbidade administrativa e impôs ao tucano a suspensão por seus direitos políticos por 4 anos. A sentença ocorreu no âmbito da ação em que ele é acusado de suposta “promoção pessoal” com o uso do slogan “SP Cidade Linda” durante sua gestão na Prefeitura de São Paulo (2017/2018). Por ser de primeiro grau, cabe recurso contra a decisão. Ele só poderá cumprir pena depois de esgotados os recursos à segunda instância, caso a condenação seja mantida. (Estadão)  

LACERDA: “NÃO PRETENDO MAIS DISPUTAR ELEIÇÕES”

Dizendo-se vítima de um golpe que impediu sua candidatura ao governo de Minas Gerais, o ex-prefeito de Belo Horizonte, Mário Lacerda (sem partido) afirmou que não pretende disputar mais eleição ou ocupar cargo político. Três dias depois de renunciar ao pleito diante de uma batalha judicial, ele afirmou ao Estado de Minas Gerais, que o governador Fernando Pimentel (PT), um dos responsáveis por sua entrada na política, colocou o último prego no caixão de sua candidatura no início do mês. Ao outro padrinho político, o senador Aécio Neves (PSDB), creditou o insucesso de sua última investida política na eleição para a Prefeitura de Belo Horizonte, em 2016. (Estado de Minas)

PLANO VERMELHO

Até que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) julgue o registro de candidatura de Lula, o candidato a vice-presidente na chapa de Lula, Fernando Haddad, continuará viajando aos estados sem a presença de Manuela D’Ávila (PCdoB). A estratégia é seguir não tratando o ex-ministro como candidato petista ao Planalto, e Manuela longe dos holofotes. Como o partido desconfia que o OK do tribunal não virá, encomendou pesquisas estimuladas. Nelas, sem Lula, Haddad obteve 22% das intenções de votos, ou seja, acima das taxas apresentadas por outras pesquisas que ficaram em torno dos 19%. Os marqueteiros petistas já decidiram que Fernando Haddad é o candidato de Lula e que o ex-presidente só não é candidato porque a Justiça Eleitoral não deixou. Outra decisão do comando de campanha: Zé Dirceu não será usado na campanha petista. Zé Dirceu está solto temporariamente por decisão da segunda turma do Superior Tribunal Federal (STF). (Isto É) 

CULTOS, ALERTAS E CHAMADOS MOVEM A BANCADA EVANGÉLICA NO CONGRESSO

 O grupo é uma força em ascensão no Congresso. A cada legislatura, cresce em tamanho, capacidade de organização e influência. Hoje, tem 82 deputados federais e dois senadores. É mais que o dobro do número de parlamentares federais evangélicos que se elegeu em 2006, segundo o Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap). Esses congressistas estão organizados na Frente Parlamentar Evangélica (FPE). Oficialmente, há 182 integrantes em exercício nela. No entanto, 105 deputados pertencem a outras religiões. O partido com o maior número de representantes na frente é o PRB com 13 deputados. O segundo é o DEM com 9 integrantes. Os 84 parlamentares representam 23 estados, 21 legendas e 19 denominações evangélicas (Estadão)


HADDAD DIZ QUE EVENTUAL GOVERNO DO PT ISENTARÁ DO IMPOSTO DE RENDA QUEM GANHA ATÉ CINCO SALÁRIOS MÍNIMOS

O candidato a vice-presidente da República pelo PT, Fernando Haddad, afirmou nesta sexta-feira (24) que um eventual governo do partido isentará do Imposto de Renda quem ganha até cinco salários mínimos. Haddad deu a declaração durante um ato de campanha em São Luís (MA), onde estavam políticos aliados de PCdoB, PDT e PROS, além de apoiadores da candidatura de Lula à Presidência. (UOL)  


Nenhum comentário:

Postar um comentário