quarta-feira, 29 de agosto de 2018






Inclusão literata: Óculos que transforma textos em áudio na biblioteca Prestes Maia (SP). Foto Lean Rodrigues/Fotos Públicas








“Eu digo aos venezuelanos (...) que querem voltar da escravidão econômica: parem de lavar privadas de banheiros no exterior e venham morar em sua pátria”, Nicolás Maduro em um ato transmitido por televisão e rádio no qual assinou contratos de petróleo.











Rio Grande do Sul

RECEITA DO CAMPO

A Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul) editou um documento com 10 medidas para entregar aos presidenciáveis que visitarem a Expointer. Nesta terça-feira o presidenciável do PSDB, Geraldo Alckmin, recebeu o documento e hoje será a vez do candidato do PSL, Jair Bolsonaro. No documento, a Farsul pede investimento em infraestrutura, com forte apoio nas privatizações, o fim do tabelamento do frete e segurança jurídica para o campo. (Gaúcha ZH)

BOLSONARO EM PORTO ALEGRE

O presidenciável do PSL, Jair Bolsonaro, chega a Porto Alegre nesta manhã de quarta-feira. Ao meio dia, no Sheraton Hotel, participa de evento promovido pela revista Voto e a tarde vai visitar a Expointer. Apoiado por grande parte dos produtores agrícolas do Sudeste, principalmente São Paulo, Bolsonaro vai buscar apoio dos gaúchos. À noite, participará do lançamento da candidatura de Carmem Flores para o Senado. Bolsonaro volta para o Rio de Janeiro na quinta-feira. (PB)

Brasil

LULA QUER QUE O TSE AUTORIZE GRAVAR PARA O PROGRAMA ELEITORAL

Líder nas pesquisas, o ex-presidente Lula entrou com uma ação no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para ter o direito – garantida por liminar concedida pelo Comitê de Direitos Humanos da ONU – de gravar programas para o horário eleitoral gratuito; a Lei Eleitoral prevê que Lula pode participar de todos os atos da campanha eleitoral, inclusive o de se apresentar na propaganda do rádio e da TV, mesmo estando com seu registro sob exame. (Brasil 247)

TSE NEGA PEDIDO DO PT PARA OBRIGAR TELEJORNAIS A COBRIREM LULA
Por 6 votos a 1 o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) negou o pedido feito pelo PT para que as emissoras de televisão façam a cobertura presidencial do partido. O TSE julgou recurso da coligação “O Povo Feliz de Novo”, composta pelo PT, PCdoB e Prós, que tem o ex-presidente Lula como candidato à presidência e o ex-prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, como vice. Antes da decisão do plenário, o ministro Sérgio Banhos já tinha rejeitado o mesmo pedido de forma monocrática. (Congresso em Foco)

TSE AUTORIZA FLEXIBILIZAÇÃO DA PROPAGANDA ELEITORAL DE CANDIDATOS À PRESIDÊNCIA

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) autorizou uma espécie de flexibilização no horário eleitoral dos candidatos à presidência da república, anunciou a presidente do Tribunal, ministra Rosa Weber, ontem à noite. A flexibilização vale apenas para os oito presidenciáveis que terão direito a menos de 30 segundos por bloco, que terão que fazer um acordo entre si sobre a compensação do tempo. O horário eleitoral começa a ser veiculado nesta sexta-feira (31). A publicidade dos presidenciáveis será exibida em dois blocos diários às terças, quintas e sábados. A proposta de acumulação dos tempos foi apresentada pelo Instituto de Direito Eleitoral (Ibrade), que defende a possibilidade de os partidos como pouco espaço no horário eleitoral “juntar” os poucos segundos a que tem direito por bloco diário para acumular um tempo de 30 segundos. A ministra Rosa Weber disse que “acolho em parte das sugestões apresentadas, deixando a cargo dos partidos e coligações a realização de um acordo de compensação de tempo”. (Gaúcha ZH)  

TSE RECEBE 20 PEDIDOS DE CANDIDATURAS IRREGULARES À PRESIDÊNCIA

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) recebeu 20 pedidos de registro de candidaturas avulsas à Presidência da República. Desses postulantes, 18 não tem filiação partidária, o que contraria a Constituição. Dois dos que pleiteiam a candidatura possuem o pré-requisito: João Ferreira Santos é filiado ao PSC e Valéria Meirelles Monteiro é filiado ao PMN. O PSC chegou a aprovar a candidatura de Paulo Rabello de Castro (ex-presidente do BNDES), mas depois decidiu se coligar ao Podemos e apoiar Álvaro Dias. A jornalista Valéria Monteiro que já trabalho na Rede Globo, disputou a convenção do partido que decidiu, no entanto, não ter candidato à presidência e também não fez coligação. Os dois pedidos estão aguardando julgamento no TSE. Para presidente são 13 candidatos. Até agora o Tribunal homologou as candidaturas de Ciro Gomes (PDT), Henrique Meirelles (MDB), Álvaro Dias (Podemos), João Goulart Filho (PPL), Vera Lúcia (PSTU), Cabo Daciolo (Patriota), Guilherme Boulos (PSOL), João Amoêdo (Novo) e Marina Silva (Rede). Até o dia 17 de setembro o Tribunal deve analisar as candidaturas de Geraldo Alckmin (PSDB), Lula (PT), Jair Bolsonaro (PSL) e Eymael (DC). (Correio do Povo) 

VOCÊ PODE SIMULAR VOTAÇÃO NA URNA ELETRÔNICA NO SITE DO TSE

Na página do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na internet, o eleitor tem à disposição um Simulador de Votação na Urna Eletrônica. Nele é possível treinar a votação para todos os cargos em disputa nas eleições de outubro da mesma maneira como ocorrerá no dia do pleito, como se estivesse diante de uma urna eletrônica, de forma rápida, didática e divertida. Desenvolvido pela Corte eleitoral, o software lançado no dia 24 apresenta uma lista de candidatos e partidos fictícios para cada cargo (Partido dos Esportes, Partido dos Ritmos Musicais, Partido das Profissões). O eleitor pode navegar pelos partidos usando as setas para a direita ou para a esquerda na filipeta de candidatos no alto da página. Antes de votar no Simulador, o usuário deve escolher o turno da eleição do qual deseja participar: primeiro ou segundo. Pelo seu caráter didático, caso o usuário realize um procedimento incorreto durante a votação, o simulador apresentará uma mensagem explicativa, e a tela será bloqueada até que ele clique na mensagem apresentada. (Estadão) 

  









Égua Velha





Ildo Meneghetti - Acervo Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami.



Wilson Múller testemunhou, como repórter do Diário de Notícias, e Celito De Grandi contou o acontecido em seu livro sobre o jornal da empresa liderada por Assis Chateaubriand - Diário de Notícias – O romance de um jornal.


Nas eleições de 1954, Ildo Meneghetti, candidato ao governo do Estado, foi recebido com um grande churrasco em Bossoroca, interior de São Luiz Gonzaga. Havia gente por todos os lados. Um movimento daqueles de dar inveja aos adversários. Ao saudar a esposa do candidato, Judite Meneghetti, o patrão do CTG, onde se dava a festança, falou em alto e bom som: “Em sua homenagem, a nossa prenda mirim vai recitar a poesia Égua Velha”.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário