quinta-feira, 28 de junho de 2018






Um raio de sol e de esperança.  -  Carlos Bassan/Fotos Públicas









" Não acredito que juízes tomem decisões políticas. Isso seria considerar que um juiz brasileiro está tomando uma decisão contrária ao que é seu dever constitucional e à proibição da lei orgânica.” Ministra Cármen Lúcia, presidente do STF.










Estadual

PESQUISA METHODUS: SARTORI LIDERA MAS PERDE EM TODOS OS CENÁRIOS NO 2º TURNO

O jornal Correio do Povo divulgou na manhã desta quinta-feira (28) o resultado de uma pesquisa de intenção de votos para o governo do Estado realizada pelo Instituto Methodus em 25 municípios do Rio Grande do Sul. O levantamento aponta a liderança do governador José Ivo Sartori (MDB) em um cenário de primeiro turno, com 17,5% das intenções, seguido por Jairo Jorge (PDT), 10%, Miguel Rosseto (PT), 8,1%, Eduardo Leite (PSDB), 8%, Luiz Carlos Heinze (PP), 5,1%, Roberto Robaina (PSOL), 3,7%, Mateus Bandeira (NOVO), 2,1%, e Abgail Pereira (PCdoB), 1,3%. Contudo, a pesquisa aponta que ele seria derrotada nos quatro cenários estimulados de segundo turno.
Apesar de liderar a pesquisa também na modalidade espontânea (em que o eleitor não é apresentado a uma lista fechada de nomes), com 5,2% das intenções de voto, Sartori tem a maior rejeição entre todos os pré-candidatos, entre 47,7% do eleitorado. Rosseto é o que apresenta a segunda maior rejeição, mas bem abaixo do atual governador, 24,6%. A dos demais varia entre 14% e 17%.
Com isso, nos levantamentos de segundo turno, ele seria derrotado por todos os adversários. Se a disputa fosse com Jairo Jorge, perderia por 38,1% contra 26,5%. Contra Miguel Rossetto, por 33,1% a 29,7%. No cenário com Eduardo Leite, por 32,1% a 27,4%. Contra Heinze, Sartori também estaria atrás, 29,2% a 27,1%. Vale salientar que, nesses três últimos cenários, a diferença está dentro da margem de erro de 3,0 pontos percentuais.
Um quinto cenário estimulado aponta vantagem de Jorge sobre Rossetto, 35,1% a 20,5%. O pedetista também aparece na frente contra Eduardo Leite, 35,5% a 21,4%. O tucano bateria o petista no cenário que estimula a ida dos dois para o segundo turno, 30,3% a 24,8%. Todos os cenários apresentaram alto índice de branco/nulo e não sabe, com a soma das duas opções variando de 35% a 45% dos entrevistados.
Presidencial
A pesquisa Methodus também estimulou cenários para a corrida presidencial no Estado. No primeiro, com o ex-presidente Lula como pré-candidato do PT, o petista aparece em situação de empate técnico com Jair Bolsonaro (PSL), que leva uma pequena vantagem, 23,3% a 22,4%. Os demais pré-candidatos mais próximos são Manuela D’Ávila (PCdoB), 6,4%, e Marina Silva (REDE), 6,1%. Sem Lula, Bolsonaro sobe para 26,3%, sendo seguido por Manuela, 8,3%, Ciro Gomes (PDT), 7%, Marina, 6,7%, Fernando Haddad (PT), 6,5%, e Geraldo Alckmin (PSDB), 5,5%.

A pesquisa foi realizada entre os dias 19 e 25 de junho com mil pessoas entrevistadas, sendo registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o protocolo RS-05933/2018. (Sul21)

CANDIDATAS-LARANJA DIMINUEM NO RIO GRANDE DO SUL

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) determinou que 30% do fundo eleitoral seja destinado as candidaturas femininas. A lei eleitoral determina também que 30% dos candidatos de cada partido devem ser mulheres. No entanto, nas últimas eleições o que aconteceu foi o fenômeno “candidatas-laranja”, mulheres que integraram as listas dos deputados e não tiveram nenhum voto, nem o seu. Nas eleições municipais de 2012, da 8443 candidatas a vereador 4, 87& delas (412) não receberam sequer o seu voto. Quatro anos depois,2,95% (255) das 8.619 candidatas a vereador no Rio Grande do Sul não receberam nenhum voto. Na mesma eleição, no país, 10,2% das 137 mil candidatas ficaram no zero voto. Para a advogada Elaine Macedo, primeira mulher a presidir o Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (TRE/RS), este número negativo está diminuindo no estado “porque as mulheres estão cobrando mais participação”(JC)

Nacional

PESQUISA IBOPE: LULA TEM 33%, BOLSONARO, 15%, MARINA, 7%, E CIRO, 4%

Pesquisa Ibope (registro BR-02265/2018 no Tribunal Superior Eleitoral) divulgada nesta quinta-feira (28) com índices de intenção de voto para o primeiro turno da eleição presidencial de 2018 revela os seguintes resultados:

Cenário com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva:

Luiz Inácio Lula da Silva (PT): 33%
Jair Bolsonaro (PSL): 15%
Marina Silva (Rede): 7%
Ciro Gomes (PDT): 4%
Geraldo Alckmin (PSDB): 4%
Álvaro Dias (Podemos): 2%
Manuela D'Ávila (PC do B): 1%
Fernando Collor de Mello (PTC): 1%
Flávio Rocha (PRB): 1%
Levy Fidelix (PRTB): 1%
João Goulart Filho: 0
Outro com menos de 1%: 2%
Branco/nulo: 22%
Não sabe/não respondeu: 6%

Cenário sem o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva:

Jair Bolsonaro (PSL): 17%
Marina Silva (Rede): 13%
Ciro Gomes (PDT): 8%
Geraldo Alckmin (PSDB): 6%
Álvaro Dias (Podemos): 3%
Fernando Collor de Mello (PTC): 2%
Fernando Haddad (PT): 2%
Flávio Rocha (PRB): 1%
Guilherme Boulos (PSOL): 1%
Henrique Meirelles (MDB): 1%
Levy Fidelix (PRTB): 1%
Manuela D' Ávila (PC do B): 1%
Rodrigo Maia (DEM): 1%
João Goulart Filho: 1%
Outro com menos de 1%: 1%
Branco/nulo: 33%

Não sabe/não respondeu: 8%

DEM FAZ CONSULTA INTERNA PARA SABER QUEM APOIAR SE RODRIGO MAIA DESISITIR

O DEM já iniciou processo de consulta interna para saber quem o partido deve apoiar caso Rodrigo Maia, presidente da Câmara Federal, desista de sua candidatura à presidência da república. Entre os nomes cotados estão Álvaro dias (Podemos), Ciro Gomes (PDT), Geraldo Alckmin (PSDB) e Jair Bolsonaro (PSL)Segundo o deputado Mandetta (MS) está sendo realizada uma pesquisas quantitativa e qualitativa e o resultado será divulgado na próxima quarta-feira (4/7) na reunião da Executiva Nacional, em Brasília. Segundo o deputado, a partir desta consulta um ou dois nomes serão excluídos antes da realização de uma votação com os 57 membros da comissão, composto por senadores, deputados e suplentes. A ideia é pautar a votação pela pesquisa. Não vai ter voto nominal, a tendência é quem tiver menos apoio sai. O deputado Mandetta ressalta que é preciso haver consenso. (UOL)

CONTRA A PAREDE

Líderes partidários do DEM, PP, PRB e Solidariedade pressionam Valdemar da Costa Neto, presidente do PR, a não apoiar o pré-candidato Jair Bolsonaro, do PSL. Com o apoio do PR Bolsonaro terá 2 min e 15 segundos de tempo na propaganda eleitoral. Sem o apoio do PR o tempo de Jair Bolsonaro cai para apenas 10 segundos. Segundo os líderes, os dois minutos viabilizariam a campanha do deputado, enquanto o tempo de apenas 10 segundos teria o efeito inverso. (Estadão)

LEWANDOWSKI PROIBE VENDA DE EMPRESAS ESTATAIS

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, proibiu a venda do controle acionário de empresas públicas sem a autorização do Legislativo. Em caráter liminar a decisão atinge todas as esferas federal, estaduais e municipais. A decisão monocrática do ministro atendeu pedido da Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (FENAEE) e da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro em uma ação direta de inconstitucionalidade (ADI) de novembro de 2016(Sul21)

STJ ENVIA AÇÃO PENAL CONTRA PIMENTEL PARA A JUSTIÇA ELEITORAL

O ministro Herman Benjamim, do Supremo Tribunal de Justiça (STJ) enviou para a justiça eleitoral de Minas Gerais ação penal contra o governador Fernando Pimentel (PT) que tramitava na corte superior. O processo é referente a Operação Acrônimo, realizada pela Polícia Federal (PF) que investiga possível lavagem de dinheiro em campanhas eleitorais utilizando gráficas e empresas de comunicação. O governador mineiro é suspeito de ter utilizado os serviços de uma gráfica durante a campanha eleitoral de 2014 sem a devida declaração dos valores e de ter recebido vantagens indevidas. Segundo o STJ ainda se investiga se houve tráfico de influência por parte de Pimentel quando era ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, cargo que ocupou de janeiro de 2011 a fevereiro de 2014 (G1)

 ARHUR VIRGILIO SE NEGA A RECEBER VICE-PRESIDENTE NORTE AMERICANO

Irritado com o protocolo imposto pela segurança do vice-presidente norte-americano, Mike Pence, que impediu a presença da primeira dama do município, o prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, se negou a receber Pence. Segundo o prefeito, outro motivo que o levou a criar um incidente diplomático foi o fato de que o protocolo norte americano determinou que o prefeito tinha que estar no local do encontro duas horas antes do horário marcado. Em um texto via Twitter o prefeito disse que o vice norte-americano deveria voltar para casa e comparou o tratamento dado pela prefeitura de Manaus com os venezuelanos aos que os americanos dispensam aos mexicanos. ( A Crítica) 

Internacional

MÉXICO ESCOLHE PRESIDENTE NO DOMINGO E ENFRENTA O BRASIL NA SEGUNDA – FEIRA

A próxima eleição presidencial do México é histórica. O país tem grande influência na América Latina e, em segundo lugar, está discutindo com Donald Trump a construção de um muro na fronteira dos dois países. O americano deseja impedir o tráfico de drogas e a invasão de imigrantes ilegais. O líder das pesquisas é Andrés Manuel López Obrador que já tentou ser presidente por três vezes, é um dos maiores líderes de esquerda do país. Já foi prefeito da Cidade do México. Mesmo garantido que não vão apoiá-lo, a elite mexicana acordou em não atrapalhar o eventual governo Obrador. Já em relação a Trump a tendência é que a tensão aumente. E no dia seguinte o mexicano vai torcer por sua seleção contra o Brasil (Gaúcha ZH)

Nenhum comentário:

Postar um comentário