EMPRESAS DE COMUNICAÇÃO FORMAM COALIZAÇÃO PARA COMBATER FAKE NEWS NAS ELEIÇÕES
Vinte e
quatro empresas de comunicação formaram uma coligação nacional para combater a
desinformação na internet durante as eleições de 2018. Intitulado de Comprova,
o projeto colaborativo será lançado hoje no congresso da Associação Brasileira
de Jornalismo Investigativo (Abraji), em São Paulo.
O
objetivo da iniciativa é identificar e explicar rumores, conteúdo forjado e
táticas de manipulação que possam influenciar a campanha e as eleições presidenciais.
Os
integrantes do Comprova vão monitorar e, então, publicar relatos precisos sobre
peças de desinformação, compartilhadas em redes sociais, sites fraudulentos e
aplicativos de mensagens privadas.
Idealizado
pelo First Draft, projeto da Escola de Governo John F. Kennedy, na Universidade
de Harvard, EUA, o Comprova está sob a coordenação da Abraji e é financiado
pelo Google News Iniciative e o Facebook Journalism Project.
Nenhum comentário:
Postar um comentário