terça-feira, 18 de setembro de 2018






Haddad é duplamente abençoado. Por Lula, como seu sucessor, e pelo padre, pelos 30 anos de casamento. Ricardo Stuckert/Fotos Públicas






 “Tem gente que acredita em Saci Pererê”. Ministro Dias Toffoli, novo presidente do STF, ironizando as críticas feitas à segurança das urnas eletrônicas brasileiras.











Rio Grande do Sul

UM A MENOS

Os registros de candidatura ao governo do Estado, ao Senado e a deputados do PCO foram indeferidos nesta segunda-feira (17) pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Os candidatos tinham condições de concorrer, mas o partido no Estado não prestou contas à Justiça Eleitoral, os registros foram negados. No dia 7 de outubro o eleitor vai escolher entre 7 candidatos ao Piratini e 14 ao Senado. (Gaúcha ZH)

Brasil

PELA PRIMEIRA VEZ DESDE 1989, LÍDER NAS PESQUISAS TEM MENOS DE 30%

A 19 dias do primeiro turno das eleições, a última pesquisa Datafolha de intenções de votos para presidente da república, divulgada nesta sexta-feira (14), aponta que o cenário atual é um dos mais disputados desde redemocratização do país. O UOL analisou os levantamentos feitos pelo Datafolha faltando três ou quatro semanas para o primeiro turno das últimas sete eleições. Pela primeira vez, desde 1989, a primeira pelo voto direto desde o fim da ditadura, o líder das pesquisas tem menos de 30% das intenções de voto. A última pesquisa Datafolha mostra Jair Bolsonaro (PSL) na liderança com 26% das intenções de voto. Nunca um candidato que esteve no topo das pesquisas a menos de um mês da votação deixou de ser eleito (UOL)

NOVA PESQUISA

O Ibope promete para esta terça-feira a divulgação de mais uma pesquisa para a Presidência da República. A divulgação do levantamento está prevista para o final do dia. (G1)   

CIRO GOMES VETA VENDA DA EMBRAER E DIZ QUE LULA SABIA DO MENSALÃO

Em entrevista ao Jornal da Globo, nesta segunda-feira (17), o candidato ao Palácio do Planalto pelo PDT, Ciro Gomes, disse que é contra a venda da Embraer para a Boeing e que, se eleito, irá desfazer o negócio. Ciro também afirmou que o ex-presidente Lula não sabia do mensalão do PT, mas sabia do esquema de corrupção na Petrobras investigado pela Operação Lava Jato. Ciro abriu a série de entrevistas que a apresentadora Renata Lo Prete fará nesta semana com os candidatos à Presidência da República mais bem colocados na última pesquisa Datafolha, divulgada sexta-feira (14). Também serão entrevistados Geraldo Alckmin (PSDB), Fernando Haddad (PT) e Marina Silva (Rede). O candidato Jair Bolsonaro (PSL), continua internado em São Paulo e não será entrevistado. (G1)

FALTAM 19 DIAS PARA O PRIMEIRO TURNO

A menos de 20 dias para o primeiro turno, os adversários de Jair Bolsonaro (PSL) e Fernando Haddad (PT) trabalham contra a ideia, que as duas campanhas tentam difundir, de que a polarização entre eles já é definitiva. Contam com a reação dos eleitores moderados à radicalização da disputa para ter chance de ir ao segundo turno. Para isso, tem de conter a ansiedade de aliados que ameaçam debandar e encaixar um discurso que mostre os riscos de uma decisão entre os dois extremos para a recuperação da economia e das instituições. As próximas rodadas de pesquisas serão importantes para medir as chances de cada um e preparar a tática para os três últimos debates. (Estadão)

DILMA LIDERA PARA O SENADO EM MINAS GERAIS

Depois de ter confirmada sua candidatura pelo TRE-MG, Dilma Rousseff lidera as pesquisas de intenções de voto ao Senado por Minas Gerais. Na última pesquisa do Ibope a ex-presidente tem 28% das intenções de voto contra 15% do jornalista Carlos Viana (PHS). No dia 7 os eleitores vão eleger dois senadores por cada Estado e pelo Distrito Federal. Neste último levantamento o Ibope ouviu 1521 eleitores em 89 municípios, entre os dias 13 e 16 de setembro. Lembrando que o atual senador Aécio Neves (PSDB) não concorre à reeleição e busca um mandato de deputado federal (Estado de Minas)

ROMEU JUCÁ A PERIGO

A última pesquisa do Ibope para o Senado, em Roraima, revela que a reeleição de Romeu Jucá (MDB) está a perigo. De todos os principais senadores que buscam renovar o mandato, apenas Jucá corre perigo de não se reeleger. Mecias de Jesus (PRB) tem 30% das intenções de voto; Angela Portela (PDT) e Chico Rodrigues (DEM) tem 29% cada um; Romeu Jucá (MDB) aparece em quarto lugar com 28% e Luciano Castro (PR) com 25%. (O Antagonista)

CAMPANHA DERRUBA NÚMERO DE ELEITORES INDECISOS EM CERCA DE 35%

Apesar de ser a campanha mais curta da História, o período eleitoral teve grande impacto na redução do índice de eleitores indecisos, votos brancos ou nulos nas pesquisas. Segundo dados mais recentes das pesquisas do Ibope, Datafolha e Paraná Pesquisas e levantamos anteriores à campanha, a queda no número de indecisos foi, em média, de 35%. Quem mais lucrou com queda de indecisos foi Jair Bolsonaro (PSL). Em junho, o Ibope tinha 41% de nulos e indecisos, o Datafolha 33% e o Paraná Pesquisa mostrava 29,4% em julho. Recentemente os nulos e indecisos caíram: 26% no Ibope; 19% no Datafolha e 21,8% no Paraná Pesquisa. Com esta redução Jair Bolsonaro foi de 17% para 26%. A soma dos quatro adversários principais aumentou de 29% para 37% em junho. Segundo Murilo Hidalgo, diretor do Paraná Pesquisa, o eleitor está adotando o voto útil já no primeiro turno. “Indecisos podem cair para 10% “ diz Hidalgo. (Diário do Poder)

HADDAD MODERA POSIÇÃO SOBRE ECONOMIA


As propostas econômicas dos principais candidatos ao Palácio do Planalto foram discutidas nesta segunda-feira (17). No programa Roda Viva, da TV Cultura de São Paulo, o economista Paulo Guedes do presidenciável Jair Bolsonaro (PSL) não participou do programa, embora convidado. Pérsio Arida, do PSDB, confirmou a intenção de privatizações e abertura de mercado. Na sabatina promovida pelo UOL/SBT/Folha o candidato do PT, Fernando Haddad, mostrou cautela ao analisar os efeitos do antipetismo e risco de derrota no segundo turno entre Jair Bolsonaro (PSL). Haddad mostrou-se disposto a discutir temas como a reforma da Previdência e a idade mínima – “não tem que ser tabu” – tentou ressaltar a proximidade com o presidente do Banco Central, Ilan Goldfajn, e acenou para uma composição no segundo turno entre as forças políticas que buscam “uma saída democrática para o Brasil”, incluindo aí partidos rivais do PT, como PSDB, MDB e DEM (Valor Econômico)






Nenhum comentário:

Postar um comentário