quarta-feira, 10 de outubro de 2018








Padre Sergei, padre ortodoxo russo, abençoa os membros da mídia depois de ter abençoado o foguete Soyuz na plataforma de lançamento do Cosmódromo de Baikonur. Bill Ingalls/NASA







“Manda o Haddad fazer campanha, não precisa mais vir aqui". Recado de Lula à Haddad encaminhado através da presidente do PT, Gleisi Hoffmann. 











PRIMEIRA PESQUISA PARA PRESIDENTE SERÁ DIVULGADA HOJE

O Instituto Datafolha promete para hoje (10), a primeira pesquisa para presidente da república no segundo turno. A divulgação deverá acontecer no começo da noite.

Rio Grande do Sul

CAMPANHA DE LEITE SE REUNE PARA DEFINIR POSICIONAMENTO PARA O SEGUNDO TURNO

Em um encontro previsto para esta quarta-feira (10) que pode se prolongar durante todo o dia, Eduardo Leite e o comando de campanha irá se reposicionar para o segundo turno. “Agora é uma nova eleição. Vamos reunir os dirigentes que integram nossa coligação para uma reestruturação do conselho político e para estabelecermos o reposicionamento do candidato para a disputa do segundo turno. Em nosso entendimento, no primeiro turno, a pauta nacional sufocou o debate estadual. Porém, a partir de agora, o debate sobre o Estado deverá ser aprofundado”, explicou o coordenador geral da campanha de Leite e ex-prefeito de Viamão, Vicente Bonatto. O encontro deverá ser aberto por Eduardo Leite e terá a participação de lideranças do PSDB, PP, PTB, PPS, PRB, PHS e da Rede. Segundo Bonatto, já neste sábado Eduardo Leite deverá iniciar roteiros pelo interior do Estado. (Correio do Povo)

SARTORI DEFINE CAMPANHA PARA O SEGUNDO TURNO

O governador José Ivo Sartori (MDB) que foi o segundo colocado na eleição do último domingo, define campanha para o segundo turno. De hoje até o final de semana grava os primeiros programas do horário eleitoral gratuito que começa na sexta-feira (12) e dá entrevistas aos veículos de comunicação. Na próxima semana, o governador que busca a reeleição começa roteiro pelo interior do Rio Grande do Sul. Nestes primeiros dias, Sartori está articulando apoios de candidatos que se apresentaram no primeiro turno como Mateus Bandeira, do Novo, que já anunciou apoio ao candidato do MDB. (Correio do Povo)

O PRIMEIRO DEBATE ENTRE SARTORI E LEITE NO SEGUNDO TURNO SERÁ NA RÁDIO GAÚCHA

O primeiro debate entre José Ivo Sartori (MDB) e Eduardo Leite (PSDB) no segundo turno das eleições para governador do Rio Grande do Sul ocorrerá na terça-feira (16), na Rádio Gaúcha. O encontro será mediado por Daniel Escola e começará às 8h20. Ao todo, os dois candidatos devem se enfrentar em pelo menos sete debates entre rádio e TV na reta final das eleições. O último debate será realizado no dia 25, três dias antes da eleição no segundo turno, na RBS TV. (Gaúcha ZH)

Brasil

AGENDA DE DEBATES DOS CANDIDATOS AO PALÁCIO DO PLANALTO

O primeiro debate entre Jair Bolsonaro (PSL) e Fernando Haddad (PT) para a Presidência da República está marcado para o dia 12, sexta-feira, na Band. Nesta quarta-feira (10), médicos do Hospital Albert Einstein vão ao Rio de Janeiro para examinarem Jair Bolsonaro que se recupera de um atentado a faca. Se os médicos liberarem, Bolsonaro estará no primeiro debate deste segundo turno. O segundo encontro está marcado para o dia 14, domingo, o debate vai acontecer na TV Gazeta, São Paulo. No dia seguinte, 15, será realizado o terceiro debate, agora na Rede TV, com início previsto para às 22h. O SBT fará o quarto confronto entre os dois candidatos no dia 17, às 18h20. O penúltimo encontro entre os dois candidatos está marcado para o dia 21, na Record, a partir das 22h e o último debate será na Rede Globo no dia 26, previsto para começar às 21h30. 

PT VAI MUDAR APRESENTAÇÃO DE PROGRAMAS DE RÁDIO E TV

No primeiro turno o PT utilizou seu espaço no rádio e na TV, na propaganda eleitoral, para mostrar que Fernando Haddad era o escolhido por Lula para ser o candidato do partido à Presidência da República desde que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) indeferiu sua candidatura. Agora, no segundo turno, o partido quer descolar Haddad do ex-presidente. O jornal O Globo diz que nas entrevistas e nos programas eleitorais serão destacadas a personalidade e as características pessoais de Haddad. Até as visitas à Lula que está preso em Curitiba desde o dia 7 de abril, poderão ser revistas. Haddad visitou o ex-presidente na última segunda-feira e, ao contrário das vezes anteriores, não atendeu os jornalistas na saída da visita, a primeira mudança de comportamento na campanha deste segundo turno. (O Globo). 

HADDAD TEM QUE SE AFASTAR DA MARCA PT

O petista Camilo Santana, governador do Ceará, disse que Fernando Haddad tem que “fazer de conta que não é do PT para se eleger presidente do país”. E o governador justificou: “muita gente votou no Bolsonaro porque não quer o PT. Por isso digo que a atitude de Haddad não pode ser do partido. Tem de se afastar um pouco dessa marca do PT. Ele precisa se colocar como um projeto novo para o Brasil, onde, claro, o PT faz parte, mas também um conjunto de forças que vai ter de colaborar com ele para o Brasil superar esse momento difícil”. (Folha de São Paulo)

ALERTA DO FMI AOS CANDIDATOS

“O País estará mais seguro para o investimento, a expansão econômica e a criação de empregos se os candidatos à Presidência da República derem atenção ao Fundo Monetário Internacional (FMI). A consolidação fiscal é uma prioridade-chave para o Brasil, segundo o Panorama Econômico Mundial, principal relatório da instituição, divulgado nesta segunda-feira (9). Mais que isso: a reforma da Previdência é essencial para tornar sustentáveis as contas públicas e dar mais equidade às aposentadorias”. (Estadão)

LÍDERES, PT E PSDB PERDEM MAIS DE 30% DOS VOTOS PARA SENADOR

O PT e o PSDB seguem como campeões de votos para senador em todo o país, mas os dois partidos tiveram quedas de mais de 30% neste ano em comparação com 2010, quando 54 vagas também foram disputadas para o Senado, apontam dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Já o PSL desbancou o MDB e passou a ocupar a terceira posição, com uma alta de mais de 4.200% no número de votos. O PT de Fernando Haddad elegeu 4 senadores neste ano e teve uma queda de 37,1% no número de votos. Há oito anos, a sigla recebeu 39,4 milhões de votos nos candidatos ao Senado; já em 2018, foram 24,8 milhões. Mesmo assim, o PT se manteve como o partido que mais recebeu votos na disputa. O PSDB que manteve a segunda posição, também teve uma queda acentuada no número de votos: 34,3%. O partido também elegeu quatro senadores neste ano. Já o PSL, de Jair Bolsonaro, teve uma alta de 4,247% no número de votos recebidos para senador. Em 2010, a sigla recebeu apenas 446,5 mil votos e, agora em 2018, foram 19,4 milhões de votos. O partido elegeu 4 senadores. O MDB foi ultrapassado pelo PSL. O MDB, em 2010, teve 24 milhões de votos contra 12,5 milhões em 2018. (G1)

PAPARICO


Eduardo Bolsonaro esteve ontem na Câmara Federal pela primeira vez depois da eleição do primeiro turno. Foi aplaudido e elogiado pelos poucos parlamentares que estavam em plenário. Eduardo renovou seu mandato como campeão de votos. No curto discurso que fez na tribuna, o filho de Bolsonaro elogiou as deputadas eleitas pelo PSL, a segunda maior bancada feminina na Câmara a partir de 2019. Discurso de acordo com a estratégia de seu pai neste segundo turno. (Gaúcha ZH).













Nenhum comentário:

Postar um comentário